quarta-feira, 25 de julho de 2012

MÁSCARAS PARA CABELO (HIDRATAÇÃO , NUTRIÇÃO E RECONSTRUÇÃO)

O cabelo necessita de cuidados diarios para ficarem sempre bonitos e hidratados, mas muitas pessoas acham que o simples fato de lavar o cabelo com um bom shampoo e condicionador já está bom.
O cabelo nacessita de cuidados já na hora do banho, para não resseca-los e fazer uma hidratação semanalmente, além de usar outros cosméticos para as pontas e visitar o cabelereiro pelo menos a cada 3 meses.
Veja abaixo algumas dicas para fortalecer o cabelo:
- Use uma máscara de hidratação nos cabelos semanalmente, e corte as pontas do cabelo a cada 3 meses, isso ajuda dar força ao cabelo.
-Não lave a cabeça com água muito quente, pois tende deixar os fios mais ressecados.
-Use sempre um bom reparador de pontas nos fios.
-Quando usar o secador, coloque na temperatura morna e tenha uma distancia de 15 cm dos cabelos, para evitar queimaduras nos fios que deixa o cabelo ainda mais ressecado.
-Lave o cabelo um dias alternados.
Muitas pessoas tem dificuldade em acertar o uso correto dos produtos. Outras ainda não sabem o que o cabelo precisa e passam produtos errados que acabam danificando mais o cabelo ou não dando o resultado esperado, desperdiçando dinheiro.
Veja o que fazer para tratar corretamente seu cabelo:

O processo de tratamento dos cabelo é dividido em três etapas. Assim o cabelo ficará saúdevel por ter todos os componentes de sua estrutura regenerados. O tratamento sempre é feito nessas três etapas, que são:
  1. Hidratação Simples (reposição hídrica)
  2. Nutrição Capilar (reposição lipídica)
  3. Reconstrução Capilar (reposição protéica)
  4. Nunca coloca-se proteína (Reconstrução Capilar) em um cabelo ressecado e desidratado. Primeiro você tem que hidratar com cremes de hidratação simples e de formulação aquosa, e depois cremes ricos em lipídios, ou seja, óleos e manteigas de consistência cremosa e oleosa e depois cremes reconstrutores, de consistência mais firme.
As Etapas do tratamento dos cabelo

Tratamento Hidratação

Hidratar com creme de massagem capilar simples.   Hidrate os cabelos conforme o tempo indicado no produto, evite passar silicones no cabelo todo, para não sufocar o fio de cabelo, enxague levemente, se puder evite o uso do secador.
A hidratação capilar serve para repor a umidade natural, nutrientes e queratina perdida. São tratamentos a base de queratina, proteínas, vitaminas, extrato de seda, óleos vegetais, ceramidas, silicone e lanolina. A hidratação constante é uma grande aliada para manter os cabelos saudáveis, com brilho, sedosos e macios.
Dependendo das condições dos fios, ela deve ser feita toda semana, a cada 15 dias ou mensalmente.

Tratamento Nutrição

Manteiga de Karitê e Óleo de Girassol são uma boa pedida. Exemplos de Máscaras e Linhas para Nutrição No mercado são as que mais têm mostrado resultados satisfatórios a um preço considerado até acessível para algumas pessoas. A nutrição vai repor o equilíbrio lipídico e proteger os cabelos através de substâncias umectantes e emolientes. Todo cabelo precisa de nutrição, mas é fácil perceber que está na hora de nutrir quando os fios estão com muito frizz, sem peso e sem brilho.As máscaras nutritivas são as que contem os óleos e as manteigas, como, por exemplo, manteiga de cacau, de cupuaçu, de Karité, o tutano, o óleo de argan, o óleo de abacate, de semente de uva e de girassol.

Tratamento Reconstrução Capilar

O principal é que eles contenham em sua fórmula queratina, colágeno, creatina, cistina e vários outros ingredientes que fazem esse tratamento.
Nunca fazer uma reconstrução de início no cabelo, sem antes passar pelos processo de Hidratação e Nutrição, que de certa forma preparam seu cabelo para uma reconstrução bem feita e com resultados ótimos.Se você já usou algum tipo de química no cabelo e agora seus fios estão quebradiços, ressecados, com pontas duplas e sem elasticidade, é possível que os danos sejam profundos. Nesses casos, um procedimento tem se mostrado eficaz para recuperar a saúde das madeixas. Conhecida como reconstrução capilar, a técnica promete ajudar a revitalizar fios danificados.os processos químicos que mais prejudicam os fios são os alisamentos e as escovas progressivas, que podem destruir a fibra capilar. "Esses procedimentos são chamados de acumulativos, pois um tempo depois de alisar os fios, a pessoa precisa fazer uso novamente da técnica. Os alisamentos alteram definitivamente a textura do cabelo, enquanto a escova cria uma cápsula em volta do fio, como se fosse um escudo. Desse jeito o cabelo fica desidratado, já que água e produtos dehidratação têm dificuldade de penetrar no fio. Depois de um tempo, o cabelo naturalmente começa a quebrar e perde força, pois não recebe os nutrientes que precisa"
Os fios são formados por uma cutícula, semelhante à escama de peixe. Quando o cabelo está danificado, essas escamas ficam abertas, dando origem às pontas duplas e ao efeito frizz. A reconstrução capilar é feita com cremes específicos para cabelos quimicamente tratados ou ricos em queratina, capazes de penetrar na cutícula capilar, fechando as escamas. O cabeleireiro compara a ação desses produtos ao uso do cimento em uma construção.
Na reconstrução das madeixas, a ideia é tapar os buracos, ou seja, deixar os cremes penetrarem e agirem na fibra capilar, repondo as proteínas e vitaminas do cabelo. Na região da raiz geralmente o fio é menos fragilizado. Já as pontas sofrem mais, pois estão há mais tempo na cabeça e tendem a ficar desgastadas. Nesses casos, além da reconstrução é importante cortar as partes ressecadas, senão elas se alastram na direção da raiz, prejudicando o crescimento do fio.Enquanto a hidratação faz uma capa de proteção artificial para proteger os fios, a reconstrução age mais profundamente, melhorando a saúde e a aparência do cabelo. Vale lembrar que todo mundo pode se submeter à reconstrução capilar.
Esse processo também age de maneira preventiva para quem deseja fazer tratamentos químicos nos fios. Quem tiver esse cuidado poderá ter fios com muito mais balanço e brilho.

Hoje em dia não é mais preciso ir ao salão para conseguir revitalizar o cabelo. Muitos produtos já são disponibilizados no mercado para que as pessoas consigam realizar o procedimento sem sair de casa.
cremes reconstrutores, como os de tratamento noturno por exemplo, podem ser eficazes.

Além disso  é necessário também que seja feita a manutenção dos fios, para manter o bom resultado da reconstrução capilar. "É importante adquirir produtos de qualidade. Quem faz muito uso de secador ou chapinha, deve investir nos cremes termoprotetores para proteger o cabelo do calor emitido por esses aparelhos. Shampoos sem sal também são ideais, por que os outros ressecam o couro, retirando todo o óleo do cabelo. Sendo assim, o corpo produz mais gordura para compensar o que foi perdido e cria oleosidade em excesso.

Cada cabelo reage a procedimentos de várias maneiras. Alguns levam meses por causa do acumulo de danos por processos químicos e outros levam algumas semanas a conseguirem o resultado esperado.
Os processos são contínuos e a única diferença é que a Reconstrução Capilar é realizada somente uma vez por mês, cabelos muito danificados podem necessitar de 2 vezes ao mês, porém é um processo realizado uma vez por mês e os resultados já são excelentes
E a rentabilidade dos produtos para reconstrução são excelentes, duram bastante então vale a pena investir um pouco mais neles.

Rotina para recuperação capilar em um mês

1°Semana

Hidratação
Hidratação
Nutrição

2°Semana

Hidratação
Hidratação
Nutrição

3°Semana

Hidratação
Hidratação
Nutrição

4°Semana

Hidratação
Reconstrução
O interessante do tratamento é começar a sentir seu cabelos e perceber o que ele precisa. Se você fizer isso em um mês e sentir que ele já está bem hidratado e nutrido e do jeito que você sempre quis você pode abrir brechas na programação para usar produtos específicos para cacheado.
O aconselhável é sempre lavar um dia sim e um não, principalmente para ressecados, porque a aguá quente resseca mais ainda os cabelos já danificados.

Dicas para um cabelo saudável no dia-a-dia

  • Nunca use água quente, a temperatura ideal é de morna e fria o último enxague na água gelada deixa o cabelo com muito brilho;
  • Nunca prenda seu cabelo molhado pois o fio esta mais elástico e tende a quebrar;
  • Evite uso e óleo mineral e silicones pois podem entupir os folículos levando a queda de cabelo além de formar uma capa nos fios impedindo a entrada de substancias hidratantes;
  • Na hora de pentear comece pelas pontas e vá subindo para o comprimento e depois raízes isso evita nós e quebra dos fios;
  • Lave com shampoo anti-resíduos uma vez por mês preferencialmente antes de fazer um reconstrução.
  • Se possível deixe secar naturalmente evitando secadores e chapinhas;
  • Sempre que for para praia e piscinas use filtro solares para cabelos;
  • Uma esfoliação no couro cabeludo periodicamente é otima pra tirar células mortas e sujeira;
  • Se suas pontas estão ressecadas passe condicionador para proteger e depois aplique o shampo;
  • Nunca esfregue o cabelo pois perde massa do fio, massageie suavemente o couro em movimento circulares para estimular o crescimento. O cumprimento você deve alisar como se estivesse subindo numa corda sem friccionar um fio no outro;
  • Corte periodicamente o cabelo para tirar as parte danificadas.

MINHAS MÁSCARAS HIDRATANTES NUTRITIVAS E RECONSTRUTORAS:

 TUT HAIR BIOTROPIC TUTANO E QUERATINA

Tutano: restabelece a elastina, responsável pela resistência dos fios. É também fonte natural de ácidos graxos e proteínas, agente de lubrificação dos fios, formador de película e regenerador capilar. Confere aumento da resistência e da flexibilidade dos fios.

Manteiga de Karité: apresenta propriedades de hidratação por ser rica em vitaminas A, E, e F. Protege os cabelos contra radiação UV e ressecamento, além de restabelecer a cicatrização cortical e tratar interna e externamente a fibra capilar.

A promessa é fortalecimento e hidratação para cabelos muito secos ou com química.
Bom, eu gosto bastante de produtos enriquecidos com tutano, pois realmente tratam os fios. Além disso, queratina reconstrói o cabelo, o que muito me interessa.
Nas duas vezes em que apliquei, senti os fios muito mais macios, menos ressecados e mais sedosos.o cheirinho é delicioso.


QUINA ROSA MÁSCARA DE HIDRATAÇÃO 4 EM 1 HASKELL.
Hidrata, reduz volume e dá brilho e sem enxágue.
A Quina Rosa por exemplo, me chamou a atenção por ser uma máscara de tratamento com ou sem enxágue. Funciona assim: ela pode ser usada como uma máscara de tratamento normal, com a pausa do tempo e o enxágue, ou pode ser usada como leave-in, para passar nos fios e não enxaguar (lembrando que nesse segundo caso deve ser passada em pequena quantidade nos fios úmidos ou secos, assim como qualquer leave-in).
A máscara tem cor rosa e consistência firme,O pH é 3,5 o que é excelente, assim fecha bem as escamas dos fios. A função dela é hidratação, redução de volume, brilho e proteção contra a umidade, já que a quina rosa cria uma película protetora ao longo da haste capilar.Gostei muito do resultado.Usei várias vezes e de formas diferentes, e todas me agradaram.


BANANEIRA MÁSCARA HIDRATANTE PÓS-QUÍMICA HASKELL

Comprei está máscara exclusivamente pelo cheiro de banana,por que ela é para cabelos com química e até hoje nunca fiz nenhum tratamento no meu cabelo,nunca pintei nem fiz progressiva.
Ela devolve a beleza natural dos cabelos devido à ação do óleo de pequi, que associados aos nutrientes da bananeira e aos bioativos, nutre e amacia os cabelos. Por meio do alto poder de hidratação a máscara bananeira promove a reestruturação profunda dos fios, tornando-os mais fortes e prolongando o efeito da química. Este tratamento amacia, dá brilho e devolve a saúde dos cabelos sensibilizados


NOZ PECÃ MÁSCARA REGENERADORA ANTI-STRESS HASKELL

Seu princípio ativo é o óleo de noz pecã, rico em ômega 9 que é antioxidante, regenerativo e combate os radicais livres. A Haskell Cosméticos desenvolveu a uma combinação de: Óleo de Noz Pecã, Queratina, Aminoácidos da Seda*, Manteiga de Karité, Complexo de silicones e polímeros de alta performance que prometem cuidar de fios estressados e envelhecidos pelo excesso de química e agentes externos como poluição, radiação UV e pela ação do tempo.O cheiro é igual a máscara quina rosa,


      Abaixo minhas máscaras da haskell juntas ja tinha feito um post sobre elas




NOVEX ÓLEO DE ARGAN

o Novex Óleo de Argan. Ele tem o mesmo óleo do Marrocos que o famoso Moroccanoil tem. O óleo de Argan é um produto natural resultado da pressão das amêndoas extraídas e dos frutos secos de Argan, uma árvore disponível apenas no território da reserva de biosfera no sul de Marrocos.
Proveniente de uma árvore do Marrocos, o Óleo de Argan também é conhecido como Ouro do Marrocos, ele recebe esse nome por ser um poderoso hidratante e anti-oxidante natural do cabelo. O óleo do Marrocos também é rico em ácidos graxos e vitamina E, ideal para restaurar e nutrir os fios com frizz, pontas duplas e sem brilho

Um creme levemente consistente que, comparado ao irmão rico, até parece um condicionador – detalhe este que merece atenção na hora de utilizar o produto, porque ele pode escorrer por entre os dentes do pente - que uso como se fosse uma colher, pra não enfiar as mãos molhadas dentro da embalagem (e não estragar o produto). Mas, uma vez aplicado nos cabelos, ele até que agarra bem e aguenta até a hora do enxágue.
Creme com “cheiro de creme” sugestiona meu psicológico, que sempre imagina que máscara sem muita firula (como fragrância forte, por exemplo), vai funcionar melhor!
O fato é que consistência e aroma são detalhes quando se verifica o seu poder de hidratação. Sim, minhas amigas, ele hidrata bem o cabelo! E isto se percebe na maciez e redução do aspecto ressecado dos fios depois do processo finalizado.





NOVEX AZEITE DE OLIVA


Na embalagem diz "A fórmula moderna do Novex Azeite de Oliva promove nos cabelos um tratamento profundo, que alia proteção, hidratação e nutrição. O azeite de oliva é um excelente emoliente natural que proporciona maciez com vitalidade."

Amo o cheirinho do novex azeite de oliva e ele dura muito nos cabelos,usava ele háum tempo atrás e tinha me esquecido que eu adorava o cheiro e o brilho que ele da nos cabelos,até que vi numa revista que vendo todos os produtos da embelleze e ai encomendei um pra mim´.

Por conter grande quantidade de Squalene Vegetal, substância que estimula a circulação sanguínea do couro cabeludo, o azeite de oliva é um grande agente revigorante. Seu ácido graxo forma uma camada protetora nos fios que evita a perda de água para o ambiente.
Novex Azeite de Oliva também tem função antioxidante. Com a Vitamina E presente em sua composição, evita os radicais-livres e os danos provocados pelos raios UV, agindo também como antienvelhecimento.







                                                    LIGNE EXPERTE  L BEL

Tratamento capilar renovador intensivo para cabelo danificado,com tecnologia Nutritif .Fórmula com nanotecnologia age em 3 níveis:couro cabeludo,estrutura a aparte exterior de cada fio-graças a união de procapil,micropoteínas de trigo.Adoro esta linha tanto shampoo como cremes de tratamento da L bell ,o cheiro é ótimo.


 


Máscara de Hidratação Tânagra - Buriti

A embalagem é de 250g e contém Queratina, Silicones, Aminoácidos da Seda e Óleo de Buriti. Na embalagem diz que "ele foi desenvolvido para ser aplicado semanalmente em cabelos sensibilizados com o objetivo de promover hidratação mais intensa e reparadora. Elimina a carga estática e o arrepiado dos fios de cabelo."
A consistência não é muito emoliente, é quase como de um condicionador grossinho. O cheiro é maravilhoso, fica no cabelo quase o dia todo e não é enjoativo.



             Nativa SPA Máscara de Tratamento Exótico Restauração dos Fios Ameixa

A máscara de tratamento Restauração dos Fios proporciona um tratamento profundo para o seu cabelo, reconstruindo os fios e protegendo seus cabelos contra as agressões diárias.Sua formulação contém ativos que deixam os cabelos mais hidratados, macios e deliciosamente perfumados. Contém Queratina vegetal, conhecida por suas propriedades de fortalecer, condicionar e dar brilho aos cabelos.adorei o cheiro desta máscara dura por mais de um dia no cabelo,eu adoro toda linha ameixa.

MÁSCARA ILUMINADORA AMEND BLOND INTENSE HIDRATAÇÃO E RECONSTRUÇÃO
A máscara iluminadora Amend com sua formulação suave, penetra rapidamente na fibra capilar promovendo a revitalização da cor, restauração e hidratação, evitando que os cabelos fiquem ressecados. Trata os cabelos loiros externa e internamente através da camomila, da Macela do Campo e do mel. Essa rica associação de estratos naturais, atua restaurando a fibra capilar, além de evitar o ressecamento dos fios e opacidade da cor.
Comprei essa mascara por que ainda não tinha usado nada da marca Amend. Vi essa na prateleira e fiquei tentada a experimentar. O cheiro dela é uma delicia, lembra aquelas balinhas  de mel e o melhor e que o cheiro fica no cabelo.Possui camomila ,macela do campo e mel.





                             MÁSCARA RECONSTRUTORA ACQUAFLORA

Eu usei ela na minha fase de reconstrução, ela tem queratina não muito que pese e nem tão pouco que não sinta o efeito dela! Se quer saber a diferença das máscaras, compre uma dessa para reconstruir e vai sentir que ela é na medida para o que o cabelo precisa quando começa a fazer um tratamento nele, como o cronograma.
Não é uma marca fácil de achar. Primeiro porque é relativamente nova no mercado, segundo porque é uma linha profissional e por fim, por ser fabricada no interior de São Paulo (numa cidade grudada com a minha, chamada Jardinópolis), ou seja, 100% brasuca. Isso faz com que essa abrangência de distribuição da linha seja menor de início, justamente para fazer com que essas cidades do interior sejam as "cidades teste" para depois divulgar e distribuir os produtos em vários estados e cidades.Achei somente em porto alegre aqui nenhuma loja nem conhecia.o cheiro é delicioso dura muito no cabelo,é minha única máscara de recontrução. Embalagem lindona!



                                               MÁSCARA SILVER BLOND VULT
Um produto que pode dar um jeito nisso é um matizador, que tem como função “tirar” aquele amarelado que os fios vão ganhando com o tempo. Depois de uma pesquisinha rápida custo/benefício, acabei escolhendo comprar esse da Vult, que me disseram que era bacana e tava com um preço bem menor de que algumas marcas que eu vi.
Essa Silver Blond da Vult, além de matizador, é uma máscara de hidratação de ativos vegetais + Ômega gold. Confesso que quando comprei, não pensei que meu cabelo estivesse com a cor tão alterada, e fui mais na intenção de experimentar do que pra procurar algum efeito drástico.Uso pouco essa máscara,acabo hidratando mais com outros.


 

 
 


















Um comentário: